segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cerussita Rocha Mineral Carbonato de Chumbo

Cerussite ou Cerussitac (também conhecido como carbonato de chumbo ou chumbo branco minério) é um mineral composto de chumbo carbonato (PbCO3), e um importante minério de chumbo. O nome vem do latim cerussa, branco de chumbo. Nativa Cerussa foi mencionado por Conrad Gessner , em 1565 e em 1832 FS Beudant aplicar botija o nome ao mineral, enquanto que a forma atual, cerussita, é devida a W. Haidinger (1845). Nomes dos mineiros no uso precoce foram levar-spar e branco de minério de chumbo.
Cerussite cristaliza no ortorrômbica do sistema e é isomórfica com a aragonita. Como aragonita é muito freqüentemente geminados, os cristais de composto que é pseudo-hexagonal em forma. Três cristais são geralmente geminadas juntos em duas faces do prisma, produzindo raios estreladas e seis grupos com os cristais individuais cruzamentos em ângulos de quase 60 °. Os cristais são de ocorrência freqüente e têm geralmente brilhante e lisa rostos muito. O mineral também ocorre em massas compactas granular, e às vezes em forma fibrosa. O mineral é geralmente incolor ou branco, por vezes cinzenta ou esverdeada no matiz e varia de transparente a translúcido com um brilho adamantino. É muito frágil, e tem uma concoidal fratura. Tem uma dureza de Mohs de 3-3,75 e uma gravidade específica de 6,5. Uma variedade contendo 7% de carbonato de zinco, que substitui o carbonato de chumbo, é conhecido como iglesiasite, de Iglesias na Sardenha, onde é encontrado.
O mineral pode ser facilmente reconhecido pela sua característica de geminação, em conjugação com o brilho adamantino e alta densidade. Ela dissolve com efervescência em diluir o ácido nítrico. Um teste de maçarico fará com que o fusível muito facilmente, e dá indicações para o chumbo.
Como minério cristalino
Finamente amostras cristalizadas foram obtidos a partir do Friedrichssegen mina em Lahnstein perto de Nassau, Johanngeorgenstadt na Saxónia, Mies na Bohemia, Phoenixville na Pensilvânia, Broken Hill, New South Wales, e diversas outras localidades. acicular cristais delicados de grande comprimento foi encontrada há muito tempo no meu Vidros Pentire perto de St Minver em Cornwall. Encontra-se frequentemente em quantidades consideráveis, e contém tanto como 77,5% de chumbo.
carbonato de chumbo (II) é praticamente insolúvel em água neutra (solubilidade do produto [Pb2 +] [CO32 -] ≈ 1.5x10-13 a 25 ° C), mas se dissolve em ácidos diluídos.xx



Fórmula Química - PbCO3
  • Composição - Carbonato de Chumbo. 83,5% PbO , 16,5% CO2
  • Cristalografia - Ortorrômbico
  • Classe - Bipiramidal rômbica
  • Propriedades Ópticas - Biaxial negativo
  • Hábito - Variado, podendo ser tabular
  • Clivagem - Boa {110}
  • Dureza - 3 - 3,5
  • Densidade relativa - 6,55
  • Brilho - Adamantino

Cor - Incolor, branco ou cinzento
Associação - Associada a galena, esfalerita e a vários minerais secundários, tais como anglesita, piromorfita, smithsonita e limonita.
Propriedades Diagnósticas - Densidade relativa elevada, cor branca e brilho adamantino. A forma cristalina e a efervecência no ácido nítrico a quente servem para distingui-la da anglesita.
Ocorrência - É um minério de chumbo supérgeno, importante e amplamente disseminado, formado pela ação das águas carbonatadas sobre a galena, na zona superior dos veios de chumbo.
Usos - Importante mineral de minério de chumbo.
Postar um comentário